segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Reserva Integral (PNM): Caldeirão Verde



Situado em pleno concelho de Santana, está a Reserva Integral do Caldeirão Verde, uma das parcelas onde a Floresta Laurissilva se encontra em melhor estado de conservação.
Esta área é dominada pelo Pico Ruivo de Santana (1862 m), Pico da Lapa da Cadela (1680 m), Pico Coelho e Pico Canário.
Toda esta área é influenciada pela Ribeira de São Jorge e seus afluentes principais e caracteriza-se por vales profundos e húmidos, que foram originados pela força das águas.
O Caldeirão Verde é uma queda de água com cerca de 100 m de altura, que da Ribeira do Caldeirão Verde se projecta, de forma vertical, para o fundo de uma bacia formando um lugar de inegável beleza. O vizinho Caldeirão do Inferno consiste numa estreita e sinuosa garganta em forma de 'canyon' que sofreu erosão ao longo de muitos anos.
A Ribeira de São Jorge é um longo, serpenteante e caudaloso curso de água com comprimento de 11200 metros e nasce nos Picos da Lapa da Cadela e Milhafre. A origem da ribeira tem a designação de Cuada.
Um dos afluentes principais, a Ribeira do Caldeirão Verde nasce na encosta norte do Pico Ruivo e conflui para o seu leito após a queda de água do Caldeirão Verde.
O famoso Ribeiro Bonito, tem origem no Pico Canário, e nos Assomadouros tem origem a Ribeira Sebastião Vaz que depois vão reforçar o caudal da Ribeira de São Jorge.
Nesta área ainda vamos encontrar a Ribeira Funda, com origem no Cabeço das Voltas e Pico do Arco de São Jorge. Esta ribeira desagua no sítio da Pedra Funda.
Devido a enorme quantidade de água que ali existe, muitas levadas e túneis foram construídos para captá-la para regadio, produção de energia eléctrica e consumo humano.
A levada do Caldeirão Verde,  que foi construída em pleno século XVIII tem origem na Ribeira do Caldeirão Verde (950 m), passa pelo Caldeirão do Inferno e Caldeirão Verde e dirige-se para as Queimadas e Venda Nova onde termina. Foi construída para fins agrícolas (regadio) é também muito usada pelos caminheiro para aceder ao interior do vale de São Jorge.

Sem comentários:

Enviar um comentário